7- Outros e Customizacoes

Outros

Abordamos até agora os “sofubi”, basicamente com mesmos padrões de 16 à 18cm de altura, feitos pela Bandai (UHS e outros), Inspire (Melos) e Banpresto. Agora vamos citar outros itens interessantes mesmos sem os mesmos padrões acima mencionados.

Bandai
*Big Sofbi sao assim denominadas as figuras com padroes grandes, abaixo algumas destas series lancadas pela Bandai.
Em 1988 foi lançada a coleção Big Size com as figuras do Ultraman e Ultraseven, tinham 31 cm de altura e ainda nos moldes da série Kingzaurus feitos pela Popy.



Em 1989 saiu ST (standard) Real Fighting tambem com as figuras do Ultraman e Ultraseven em escala 1/190, aproximadamente 23cm de altura.

Posteriormente a DX (De luxo) Real Fighting com a figura do Ultraman em escala 1/66, aproximadamente 60cm de altura.



A partir do ano de 1992 saiu as primeiras figuras da colecao Kyomoto Collection com figuras de aproximadamente 45cm de altura. Ultraman C Type (n-2), Ultraman Great (n-3), Ultraseven (n-4), Ultrama Taro (n-6), Ultraman Powered (n-9) e Ultraman Neos (n-10) todos sem base. Ja o Ultraman Zearth (n-11), Ultraman Tiga (n-12), Ultraman Dyna (n-13), Ultraman Gaia V2 (n-14) e Ultraman Agul V2 ja acompanhavam uma base para display.



Posteriormente a versao DX do Ultraman onde seus olhos acendiam assim como o color timer, emitia ainda dois diferentes tipos de som (de quando se transformava e quando sua energia ficava fraca), acompanhava tambem a Capsula Beta.



Em 1996 saiu a versao limitada dourada em comemoracao aos 30 anos do Ultraman com um o Ultraman Memorial Card (serie numerada). Ultraman C type, Ultraseven, Ultraman Great e Ultraman Powered.



Em 1999 as figuras promocionais da revista Hyper Hobby, Ultra Sofubi Limited com as figuras do Ultraman Tiga nas versoes Final, Power e Sky Type. Ultraman Gaia vendido exclusivamente dentro dos cinemas com o filme Ultraman Tiga, Ultraman Dyna & Ultraman Gaia, limitado de 600 unidades.



Em 2001 foram relancadas com embalagem nova e outras lancadas. Ultraman B type, Ultraseven, Ultraman Taro, Ultraman Tyga Multi Type, Ultraman Dyna Flash Type, Ultraman Gaia V2, Ultraman Agul V2 e Ultraman Cosmos Luna Mode todos acompanhavam uma base para display.
E em 2004 o Ultraman Nexus Unface.
Tambem em 1996 foi lançada a coleção Big Soft Series, as figuras vendidas em cartelas e tinham 24,5 cm de altura. Sairam as figuras do Ultraman A type e do Ultraman Zearth:



No dia 01 de janeiro de 2000 a Bandai colocou a venda uma figura grande (Big Size A.D.2001.1.1) do Ultraman A type na versao semi-clear, por 2000 ienes e limitado de 2000 unidades. Tamanho de 25 cm de altura.


*Ultraman Kids, para quem não conhece é também uma criação da Tsuburaya, feita para o público infantil, teve sua primeira aparição nos cinemas em 17/03/1984, e depois em 1989. Foi criada para TV também sua série animada, transmitida pela TBS de 16 de abril à 19 de novembro de 1986. A segunda série curiosamente não foi transmitida pela TBS e sim pela NHK entre 17/11/1991 à 24/05/1992. Abaixo algumas das poucas figuras criadas, feitas em plástico de aproximadamente 7,5cm de altura e servem como porta recados ou retratos, prendendo os mesmos entre suas mãos.


*Ultranyan, criação animada de curta metragem (apenas 30 minutos) feita pela Tsuburaya especialmente para o cinema. O primeiro foi lançado em 12/04/1997 junto com o filme Ultraman Zearth 2. Já o segundo em 14/03/1998 junto com o filme Ultraman Tiga & Ultraman Dyna. Abaixo as figuras do mesmo, feitas em pvc com apenas 4cm de altura, e a figura secreta da coleção da Wonder Capsule Ultraman Series de 2004.


*Kotaro ou Children Taro não faz parte da coleção UHS, a primeira figura dele saiu em um set chamado Concentraded Ultrahero 15, nele como em todas as figuras do set nao tinham a parte de tras de seu corpo pintada. Aproveitando o mesmo molde, a Bandai lancou novamente no Fumetsu no Ultrasenshi Set 1, em caixas com 10 figuras (na primeira edição) ou 11 figuras (na segunda edição), agora todo pintado. Kotaro com aproximadamente 10cm de altura.


*Ultraman Cosmos e Ultraman Justice (color, glitter e glow version), figuras distribuídas no cinema na compra do ingresso antecipado do filme Ultraman Cosmos vs. Ultraman Justice - The Final Battle em 2003. Foram 6 modelos diferentes, duas de cada versao e com 11cm de altura:


* Ultraman Hotto, Ultraman Motto e Ultraman Kitto (Ultra Idemitsujin), distribuídos através de sorteio (setembro e outubro de 2007) através de uma promoção “on line” dos postos de gasolina Idemitsu. Só foram feitas 1000 figuras de cada personagem. Abaixo a imagem deles e a carta de congratulação. Altura de cada um é de 10cm.



*Ultraman Teleportation version, figura secreta da coleção Sofubido. Tambem feito pela Bandai, com 10cm de altura:


*Ultraman Henshin Pose Modelo, outro item muito interessante lançado pela Bandai da colecao Tsuburaya Souko em outubro de 2008, tratava-se da figura do Ultraman usada nas filmagen quando ele se transformava. Na imagem abaixo podemos comparar o original com a réplica recente. Uma curiosidade nas figuras e que ambas foram feitas sem o seu marcador (color timer).


*Ultraman Mebius Burning Brave, figura exclusiva do set Ultra Family 6 figuras (Burning set), figura de aproximadamente 12cm de altura. Abaixo tambem a ilustracao das figuras do Burning e Cosmo set completos.



*Ultraman Saga (clear color version), figura limitada e promocional distribuida pela revista Shogakukan Special de abril (2012), Super Terebikun X Ultraman Saga. Figura de aproximadamente 10,7 cm de altura.


*Ultraman (comic version), promocional do volume 5 da Comic Hero - Ultraman, vendido apenas por pré-encomenda feitas ate o dia 20 de maio e sendo distribuída no dia 5 de novembro de 2014. Padrao das figuras Ultra Hero 500.


*Ultra no Haha e Mirror Night, da coleção Ultra Hero 500 Gashapon - part 1, lancadas em julho de 2015. Nas mesmas proporções dos Sparking Dolls.


*Ultraman Jonias (anime version) e Ultraman X (xanadium ray), da coleção Ultra Hero 500 Gashapon - part 2, lancadas em dezembro de 2015.


*Ultraman Suit ver 7.2 (¨Seven¨), promocional do volume 7 da Comics Hero - Ultraman, vendido tambem apenas por pré-encomenda e distribuida no dia 29 de dezembro de 2015.


Apex T
*Hanuman, personagem criado pela Chayo Productions (Tailandia) em 1975 para um filme (The 6 Ultra Brothers vs The Monster Army),. A figura abaixo têm aproximadamente 19cm de altura e feito pela Apex T em caixinhas numeradas, similar a UHS da Bandai. Ao lado um poster do filme da epoca.



*Ultraman Elite, Dark Ultraman e Ultraman Millennium, criação também da Chayo. Figuras da Apex T feitas em plástico de aproximadamente 16cm de altura, com articulações nos ombros, cintura e pernas.


Popy
*Terebi Hero Series Ultraman, figuras de 20cm de altura, todo articulado e vestido. Figuras similares à coleção da Mego nos EUA.


Tsuburaya Comunications
*O personagem aparece no 7º capitulo da série Ultraman, Noa no Kami seria um Deus da antiga civilização de Lartraz que virou estátua quando suas forças se acabaram. Segurando uma misteriosa pedra azul, o povo acreditava servir como amuleto que os protegeria. O Deus era chamado na epoca de Oltra.



Outra figura interessante dele foi feita pela Bandai, em um set junto com o Kamen Rider 1 (Rider Kick Version), distribuída promocionalmente na compra do “HG Series Oficial Complete Book 1994-2003”, veja abaixo a imagem do mesmo:


Marmit
*Ultra Collection Figure Ultra Seven, figuras feitas pela Marmit com aproximadamente 16cm de altura baseadas no “mangá” do personagem. Abaixo o Ultraseven (Solar Energy version) vendido no apenas no Ultraman Festival e Ultraman Shops em 2000, e um set exclusivo colorido da rede de lojas de brinquedos Toys’r’us, com o Ultraseven e Anne.



CCP
Set composto por Ultra Seven, Zoffy, Ultraman, Ultraman Jack e Ultraman Ace, foram feitas apenas 250 unidades na cor dourada, figuras com aproximadamente 20cm de altura em comemoração a nova Hobby Net. O Alien Hiporito colorido vendido separadamente.


Customizações

Customização feita pelo artista plástico Edu Manzano usando a figura do Ultra Seven para fazer o Chaoroid S e do Ultraman Taro para o Chaoroid T. Veja o trabalho dele:



Customização feita por mim do Ultraman Nexus Unface Stone Flugel version pintado através da figura do Ultraman Nexus (Unface) e do Tiga Dark utilizando à figura do Ultraman Tiga Sky Type do set Shuketsu! Yondai Senshi Set.